domingo, 7 de junho de 2009

Tipologia textual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. As tipologias existentes são: descrição, narração, dissertação, exposição, injunção, diálogo e entrevista.

Índice


Tipos

Descrição

é um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma |pessoa]], um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Autor: Raniele pontes

Narração

Modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou a Bela Adormecida, até as picantes piadas do cotidiano.

Dissertação

Estilo de texto com posicionamentos pessoais e exposição de idéias. Tem por base a argumentação, apresentada de forma lógica e coerente a fim de defender um ponto de vista.

  • Estrutura básica:
  1. apresentação da idéia principal;
  2. argumentos;
  3. conclusão.

Utiliza verbos na 1ª e 3ª pessoas do presente do indicativo. É a modalidade mais exigida nos concursos em geral, por promover uma espécie de “raio-X” do candidato no que toca às suas opiniões. Nesse sentido, exige dos candidatos mais cuidado em relação às colocações, pois também revela um pouco do seu temperamento, numa espécie de psico-técnico. Tipologia Argumentativa.

Exposição

Apresenta informações sobre assuntos, expõe idéias; explica, avalia, reflete.

  • Estrutura básica:
  1. idéia principal;
  2. desenvolvimento;
  3. conclusão.

Faz uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. A maioria dos verbos está no presente do indicativo.

Injunção

Indica como realizar uma ação; aconselha. É também utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo. Há também o uso do futuro do presente.

Diálogo

Materializa o intercâmbio entre personagens. Pode conter marcas da linguagem oral, como pausas e retomadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário