quarta-feira, 17 de junho de 2009

Relatório do 8º Encontro.

Unidade 13-Leitura, escrita e cultura.

Iniciamos nosso dia de estudos lendo e analisando o belo poema Letramento. As meninas gostaram muito do poema e dissseram que de forma bem simples ele conseguiu explicar o que é ser letrado.
Aproveitando o poema fizemos a dinâmica dos Quadrinhos Inteligentes. As cursistas receberam três xerox com três histórias em quadrinhos distintas. Com uma delas foi proposta criar uma história tendo como foco o Letramento; na outra elas deveriam criar uma história respeitando o contexto das imagens apresentadas. Foi muito legal!
Estudamos juntas a Unidade 13. As cursista disseram ter sido a unidade mais gostosa de se estudar até o momento. Discutimos a diferença entre o letrado e o alfabetizado . Foi comentado o exemplo das crianças que ainda não ingressaram na escola(2,3 , 4 anos) e que já leem as figuras por ter contato com o mundo letrado. Quanto mais contato a criança tiver com o mundo letrado, maior qualidade terá o seu avanço no mundo alfabetizado.
"Reflexões contemporâneas afirmam, que a construção de sentidos pela fala, escrita ou leitura está diretamente relacionada às atividades discursivas e às práticas sociais às quais os sujeitos têm acesso ao longo do seu processo de socialização."
Matencio, M de L. M.
Para descontrair fizemos as atividade Descobrindo Significados. A partir de uma lista de palavras muito estranhas as cursistas foram desafiadas a escrever um texto mesmo sem conhecer o real significado das palavras. Saiu cada texto!!!
O encontro foi muito rico de informações e a cada um deles eu aprendo mais. Tenho certeza que as cursistas também e através de suas descobertas as janelas do conhecimento de muitos de seus alunos também estarão escancaradas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário