quarta-feira, 17 de junho de 2009

Algumas reflexões sobre a Unidade 13 TP4.

1- Diferentes funções da oralidade no decorrer do tempo: ampliação da potencialidade de nossa memória; possibilidade de comunicação a distância; transformação da mesma em um instrumento de poder.
2- A história da escrita constata que o surgimento da escrita foi iniciado com desenhos isolados que poderia significar várias coisas, aos quais foram sendo incorparadas ao longo do tempo, sequência de ações mais complexas, como a narrativa de eventos.
3- Aprendemos a ler e escrever à medida que nos alfabetizamos ao longo da vida e adquirimos experiência nas diversas situações sociocomunicativas.
4- Na comumidade e na escola desenvolvemos diferentes tipos de textos orais e escritos. Este aprendizado depende de uma série de fatores como: oportunidades, material didático,desenvolvimento das relações na comunidade escolar e desenvolvimento pessoal de professores e alunos.
Alguns trechos de vivências pessoais de escritores renomados:
"Escrever, eu já andava rabiscando antes mesmo de entrar para a escola. Escrevia nas paredes do galinheiro, no cimento do tanque ou no passeio da rua. Arranjava um pedaço de carvão, de tijolo, de caco de telha, pedra de cal..." Bartolomeu Campos de Queiróz.
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra." Paulo Freire.
" Eu aprendi lendo. Com a prática de ler a gente vai descobrindo e sabe que nem pode dizer; tu sois e nós é. Eu aprendi com a prática." Patatva do Assaré.
"Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior de meus pais. O chão foi meu quadro-negro; gravetos, o ,eu giz." Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário