domingo, 31 de maio de 2009


O QUE É INTERTEXTUALIDADE

- Espécie de “diálogo” entre textos.

- Noção introduzida na Teoria Literária por Julia Kristeva, em 1966, por influência da noção de dialogicidade que M. Bakhtin havia desenvolvido no seu livro Estética da Palavra. Para Bakhtin, o texto está em diálogo com a tradição e com uma comunidade comunicacional. “Um texto é voz que dialoga com outros textos, mas também funciona como eco das vozes de seu tempo, da história de um grupo social, de seus valores, crenças, preconceitos, medos e esperanças”.

- Depende do “conhecimento de mundo”, que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. A intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação / o reconhecimento de remissões a obras ou a textos / trechos mais ou menos conhecidos, além de exigir do interlocutor a capacidade de interpretar a função daquela citação ou alusão em questão.

DOMINGUES, Thereza da C. A. A intertextualidade em Vieira. In: ___. O múltiplo Vieira: estudo dos sermões indigenistas. São Paulo: Annablume: 2001. p.36-41.

- TEXTO: lugar em que se cruzam outros textos, permitindo um diálogo permanente entre os elementos sêmicos que dele fazem parte. A intertextualidade garante um dinamismo intrínseco às obras.

- Thereza Domingues (2001) retoma o pensamento de Julia Kristeva → “Todo texto se constrói como mosaico de citações, sendo uma absorção e transformação de um outro texto”.

- KRISTEVA → autor mantém uma relação simétrica com o leitor – texto pode ser reescrito, lido e interpretado.

- Bakhtin → relações dialógicas são o princípio básico da intertextualidade. Tais relações consistem basicamente em pensar a história e a sociedade como textos que o autor assimila e, logo, insere em seu próprio texto.

- DOMINGUES (2001) → “Cada texto dita o modo pelo qual deve ser lido” - dificuldade em separar o autor Vieira de sua obra. Assim, em alguns casos, supõe ser necessário explicitar determinados fatos que conduziram o pregador a certos procedimentos.

- CORPUS DE O múltiplo Vieira: estudo dos sermões indigenistas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário