quarta-feira, 18 de novembro de 2009

É bom saber...Gramática



É bom saber... A gramática normativa é a modalidade de gramática que se preocupa em preservar as formas lingüísticas da alta literatura de uma língua, e assim prescreve normas de uso da linguagem que atinjam esse efeito. Em suma, prescreve normas de uso correto da língua com base no estilo literário considerado de tipo culto. Já a gramática descritiva se preocupa, como o nome já diz, em descrever o uso da língua pelos falantes no seu dia-a-dia, ou seja, a língua como ela é, com suas variantes cultas, padrão e popular, os usos dos falantes no dia-a-dia.

Frase é todo enunciado linguístico capaz de transmitir uma ideia. A frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo.

A frase não vem necessariamente acompanhada por um sujeito, verbo ou predicado. Por exemplo: «Cuidado!» é uma frase, pois transmite uma ideia - a ideia de ter cuidado ou ficar atento - mas não há verbo, sujeito ou predicado.

A frase se define pelo propósito de comunicação, e não pela sua extensão. O conceito de frase, portanto, abrange desde estruturas linguísticas muito simples até enunciados bastante complexos.

Já a oração é todo enunciado linguístico que tem o nucleo como o verbo, apresentando, desta maneira e na maioria das vezes, "termos essenciais da oração, sujeito e predicado".

Ex: «O menino sujou seu uniforme.»

O que caracteriza a oração é o verbo, não importando que a oração tenha sentido ou não sem ele.

O período é uma frase que possui uma ou mais orações, podendo ser:

  • Simples: Quando constituído de uma só oração.

Ex.: João ofereceu um livro a Joana.

  • Composto: Quando é constituído de duas ou mais orações.

Ex.: O povo anseia que haja uma eleição justa, pois a última obviamente não o foi.

Os períodos compostos são formados por coordenação, por subordinação ou por ambas as formas(coordenação-subordinação).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frase



Código de correção de redações (Cf. PRESTES, 2002, p. 13)

(1) Usa-se letra maiúscula ou minúscula?

(2) Olha a pontuação! (-.,; ! ?: . . . ")

(3) Olha o acento! (Pede ajuda ao dicionário.)

(4) Será que é assim que se escreve a palavra? (Pede ajuda ao dicionário.)

(5) Falta ou sobra uma letra ou um termo.

(6) Há algo "desafinando" na frase.

(7) Cuidado com o uso do am (passado) e do ão (futuro ou aumentativo)!

(8) Conserva as margens.

(9) A idéia não está clara.

(10) Cuidado com as repetições (de palavras e de idéias)!

(11) Olha o uso da crase!

(12) Olha a separação de sílabas!

(13) Será que foi usado o tempo verbal adequado?

(14) Será que o pronome foi usado adequadamente?

(15) Será que o nível de linguagem é adequado ao tipo de texto?

(16) Cuidado com a "costura" da frase e/ou do parágrafo.

(17) Será que a frase e/ou o parágrafo está(ão) bem elaborado(a)(s)?

(18) Será esta a expressão mais adequada nesta situação de texto?

(19) Será que o que disseste corresponde à realidade?

(20) Cuidado com a contradição!

? O que quiseste escrever?

// Vamos trocar de parágrafo?

Coloca no parágrafo acima.

Coloca no parágrafo abaixo.

Exemplo:

Concordância eles cantam os garotos (verbal)

(nominal)

Regência esqueci o livro
esqueci
-me do livro

tenho confiança em ti
tenho desconfiança de t

(verbal)

(nominal)

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