

É bom saber... A gramática normativa é a modalidade de gramática que se preocupa em preservar as formas lingüísticas da alta literatura de uma língua, e assim prescreve normas de uso da linguagem que atinjam esse efeito. Em suma, prescreve normas de uso correto da língua com base no estilo literário considerado de tipo culto. Já a gramática descritiva se preocupa, como o nome já diz, em descrever o uso da língua pelos falantes no seu dia-a-dia, ou seja, a língua como ela é, com suas variantes cultas, padrão e popular, os usos dos falantes no dia-a-dia.
Frase é todo enunciado linguístico capaz de transmitir uma ideia. A frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo.
A frase não vem necessariamente acompanhada por um sujeito, verbo ou predicado. Por exemplo: «Cuidado!» é uma frase, pois transmite uma ideia - a ideia de ter cuidado ou ficar atento - mas não há verbo, sujeito ou predicado.
A frase se define pelo propósito de comunicação, e não pela sua extensão. O conceito de frase, portanto, abrange desde estruturas linguísticas muito simples até enunciados bastante complexos.
Já a oração é todo enunciado linguístico que tem o nucleo como o verbo, apresentando, desta maneira e na maioria das vezes, "termos essenciais da oração, sujeito e predicado".
Ex: «O menino sujou seu uniforme.»
O que caracteriza a oração é o verbo, não importando que a oração tenha sentido ou não sem ele.
O período é uma frase que possui uma ou mais orações, podendo ser:
- Simples: Quando constituído de uma só oração.
Ex.: João ofereceu um livro a Joana.
- Composto: Quando é constituído de duas ou mais orações.
Ex.: O povo anseia que haja uma eleição justa, pois a última obviamente não o foi.
Os períodos compostos são formados por coordenação, por subordinação ou por ambas as formas(coordenação-subordinação).
http://pt.wikipedia.org/wiki/FraseCódigo de correção de redações (Cf. PRESTES, 2002, p. 13)
(1) Usa-se letra maiúscula ou minúscula?
(2) Olha a pontuação! (-.,; ! ?: . . . ")
(3) Olha o acento! (Pede ajuda ao dicionário.)
(4) Será que é assim que se escreve a palavra? (Pede ajuda ao dicionário.)
(5) Falta ou sobra uma letra ou um termo.
(6) Há algo "desafinando" na frase.
(7) Cuidado com o uso do am (passado) e do ão (futuro ou aumentativo)!
(8) Conserva as margens.
(9) A idéia não está clara.
(10) Cuidado com as repetições (de palavras e de idéias)!
(11) Olha o uso da crase!
(12) Olha a separação de sílabas!
(13) Será que foi usado o tempo verbal adequado?
(14) Será que o pronome foi usado adequadamente?
(15) Será que o nível de linguagem é adequado ao tipo de texto?
(16) Cuidado com a "costura" da frase e/ou do parágrafo.
(17) Será que a frase e/ou o parágrafo está(ão) bem elaborado(a)(s)?
(18) Será esta a expressão mais adequada nesta situação de texto?
(19) Será que o que disseste corresponde à realidade?
(20) Cuidado com a contradição!
? O que quiseste escrever?
// Vamos trocar de parágrafo?
Coloca no parágrafo acima.
Coloca no parágrafo abaixo.
Exemplo:
Concordância | eles cantam os garotos | (verbal) (nominal) |
Regência | esqueci o livro esqueci -me do livro tenho confiança em ti | (verbal) (nominal) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário