sábado, 10 de outubro de 2009

Relatório-19ºencontro- Unidades 1 e 2 -TP1A comunicação é uma das heranças mais antigas existentes no mundo.


Nos reunimos dia 07/10 para a realização do 19º encontro no qual iniciamos a TP1 e realizamos as seguintes atividades:
Lemos a mensagem Colheres de Cabos Compridos-indicada por uma formadora-e refletimos sobre a importância da ajuda mútua na nossa caminhada.
Fizemos um apanhado das unidades, esclarecemos dúvidas e complementamos o conteúdo com alguns textos , entre eles o artigo Variantes, publicado pelo Anglo e também o apresentado em http://alziradayrell.blogspot.com/2008/12/variaes-lingstica.html,http://educativaonline.blogspot.com/2009/08/trabalho-variacoes-linguisticas-7serie.html. Estudamos as letras de De repente Califórnia-Lulu Santos e Nelson Motta, analisada pelo professor Pasqualle e também o grande sucesso dos Mamonas Assassinas- Chopis Centis.
Discutimos O Assalto, vídeo apresentado no programa do Jô Soares,comentamos a tirinha Na roça é diferente, o vídeo de João Ubaldo Ribeiro sobre a língua portuguesa, e como tarefa as cursistas ficaram incumbidas de analisar os vídeos postados no blog.
Apresentei uma atividade escrita muito interessante que trabalha as variedades linguísticas( achei na Net) para que ela resolvessem e posteriormente apresentassem aos seus alunos.
As meninas dividiram as unidades em tópicos , montaram o mural e depois apresentaram.
Confeccionaram o jornal Gestar News- Variedades Línguísticas, onde fizeram o resumo das atividades do dia. Ficou uma uva!!!- coisa de formadora coruja
No final, Edisséia socializou seu avançando na prática do encontro anterior.
Os alunos montaram um dicionário de gírias. Depois, ela distribui xerox de tirinhas, inclusive do Chico Bento, e pediu para que os alunos escrevesem os balõezinhos usando gírias. Alguns alunos optaram por outros gêneros textuais, mas o resultado segundo ela,foi além do esperado. (ver fotos)

Olha que legal!!! Descubra se você é um E.T.

Um comentário:

  1. Maravilha o seu cantinho.
    Clicando daqui, clicando dali, cheguei até você.
    Gostei do seu cantinho. Eu não estou podendo ler tudo de uma vez porque a tela do computador atrapalha um pouco a minha visão, mas certamente voltarei mais vezes.
    O meu território já está demarcado.
    Convido a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir