quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Relatório do 15º encontro

Reiniciamos nossos encontros do Gestar2. Depois da semana de estudos em B.H estamos fortalecidos para retomar nossa caminhada.
A pauta teve como recheio as unidades 21 e 22 da TP6.
Iniciamos com um texto suplementar que explicava de forma divertida a argumentação, e ao qual intitulamos: Quem não argumenta, ideias não experimenta.Discutimos os pontos relevantes da unidade 21 e depois fizemos a dinâmica : Retalhos Argumentativos, na qual salientamos as marcas da argumentatividade nos textos.
Lemos e refletimos acerca do texto:Eu lecionei a todos eles e as cursistas comentaram a respeito da escola conteudista e dos ensinamentos vazios.
Demos muitas risadas ao analisar o vídeo do You Tube que mostra de forma cômica as mancadas da argumentação na publicidade.Comentamos a respeito da argumentação por exemplos e fizemos a atividade: Construindo um texto argumentativo a partir de um provérbio. Encontrei na Net alguns provérbios ilustrados( que elas amaram e pediram cópia), e pedi para que as cursistas criassem um texto argumentativo tendo por base um dos provérbios. Elas não encontraram dificuldades e os textos ficaram muito legais!
Lemos e discutimos a undade 22. Comentamos que a grande dificuldade encontrada pelos professores é levar os alunos a planejar o que vai escrever . A unidade nos apresentou estratégias para que eles possam escrever melhor. O professor é mediador do conhecmento. Através dos textos dos próprios alunos, podemos utilizar muitas situações de reflexão, relacionando-os às diversas situações sócio-comunicativas.
Discutimos a tirinha da Mafalda na qual ela não conseguindo argumentos melhores que da sua amiga, resolve a questão batendo na coitada. Baseados na aula 3 da página42 do AAA6, pedi as cursistas que criassem um cartaz no qual procurassem por uma das meninas da história e oferecessem uma recompensa bem inusitada. Elas capricharam! Pedi a elas que fizessem a atividade da página 49 do AAA6 e trouxessem na próxima aula
Como sempre aprendemos bastante. Com certeza as cursistas estão aptas a aplicar o Avançando na Prática com muito mais confiança!
Próximo encontro: Oficina . Uma das cursistas não passou bem e por isso não participou das atividades. No próximo plantão estaremos realizando-as juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário