sexta-feira, 11 de setembro de 2009

16º Encontro/ Oficina 11


Iniciamos o encontro com a Dinâmica Argumentando, onde as cursistas argumentaram favorável e desfavoravelmente acerca do poema Deficiência de MÁRIO QUINTANA.Uma delas achou extremamente interessante a visão do autor sobre as doenças do caráter e a outra já achou que a comparação ofendia e menosprezava as pessoas que possuíam as deficiências físicas. FOI MUITO INTERESSANTE!
Depois as cursistas realizaram a oficina 11.
Reunidas em grupo desenvolveram a seguinte atividade:
Pimenta nos olhos do outro...é problema dele.

O carnaval é uma festa nacional e ai de quem diz não gostar... Dizem os gringos que o brasileiro já chega no mundo sambando e ainda continua a sambar para driblar os percalços da vida. O difícil é quando o carnaval mexe com aquilo que o brasileiro mais preza:uma boa noite de sono.
Imagine-se debaixo dos cobertores e o ziriguidum lá fora rolando
solto.Você olha para o relógio e vê que as horas vão passando, arruma o travesseiro, cobre a cabeça e ...nada! A batucada espanta o sono e quando o dia amanhece você está com a cara toda amassada e de poucos amigos.

Não há dúvida que o carnaval é uma festa alegre onde pobres e ricos se divertem , onde a curtição rola solta, mas, deisem o carnaval para o carnaval. Afinal, para que ensaiar? É só chegar lá, botar a escola na rua e botar para quebrar e me ceixar dormir sossegada pois, quem canta deus males espanta. Mas Deus só ajuda quem cedinho e bem descansado madruga!
As divergências foram tantas durante o desenrolar do texto, que as ideias deram origem a outro texto que postarei mais tarde.
Durante o Planejamento ficou combinado que as professoras levariam cárias crônicas de diferentes autores para que os alunos pudessem manusear e comentar.Então apresentariam a crônica produzida por elas e pediriam para que eles apontassem as pistas textuais que indicavam que o texto fosse uma crônica.A partir da crônica apresentada surgiriam outros gêneros textuais : propaganda (procur-se um lugar sossegado para passar o mês que antecede o carnaval), paródias, faixas...etc...
Após a apresentação da Oficina houve a socialização do Avançando na Prática das unidades 19 e 20 e também das unidades 21 e 22.
Kenia apresentou as atividades feitas pelos alunos onde ela explorou o texto dirigido com as palavras chave( onde, como, quando, como , por quê ) Na primeira atividade ela não apresentou um tema e os alunos se disperaram e houve grande dificuldade e desinteresse. Masm quando ela trabalho a ,es,a atividade tendo como tema a Gripe Suína os alunos se interessaram e surgiram atividades excelentes.A outra tividade escolhida trabalhou a criação de propagandas onde descrevia-se o produto e somente no final revelava-se o nome do mesmo. Os trabalhos apresentados pelos alunos foram excelentes.
Beatriz também trabalhou com o texto dirigido com tema livre e depois também sugeriu o tema Gripe Suína. Os alunos apresentaram algumas dificuldades na priveira atividade, mas depois de auxiliados desenvolveram as atividades com louvor. Na atividade das nidades 21 e 22 , Beatriz optou pela propaganda mas com um diferencial: eles tiveram que cria-las com palavras recortadas de jornais e revistas assim como as cartas anônimas. O resultado foi muita criatividade...
Edisséia optou pela sequenciação. Ela escreveu várias receitas sem pontuação e desordenadas. Os alunos tiveram que ordená-las segundo os critérios propostos por ela.No Avançando na Prática das unidades 21 e 22 ela também trabalhou a criação de propagandas após apresentar aos alunos vários modelos. O resultado foi excelente!
Como lição de casa as atividades da página 215 de TP6 -Lição de Casa 2 e também a leitura das unidades 23 e 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário