domingo, 26 de julho de 2009

Relatório do 12º encontro.

Começamos as nossas atividades com a dinâmica O Jardim e o Jardineiro, que foi elaborada a partir de uma reflexão de Rubem Alves: "O que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo uma jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem."
As cursistas exploraram os incentivos encontrados por um jardineiro para que ele tenha sempre um jardim saudável. Houve a socialização das atividades e o principal problema observado foi a ausência da família na vida escolar dos filhos.Encerramos a dinÂMICA com a música Sementes do Amanhã de Gonzaguinha.
Lemos o artigo de Virgílio Vasconcelos Vilela o qual ilustra estratégias para enriquecer o aprendizado. Vimos e discutimos as estratégias de leitura e o quão importante é definir os objetivos e as finalidades da leitura: ler para que? Aproveitando o gancho, discutimos uma reportagem publicada em novembro se 2006 na revista Mundo Jovem: o que ler e porque ler o qual ressalta a importância do professor como incentivador da formação do aluno-leitor.
Após ler, elaboramos um resumo das Unidades 15 e 16 enfatizando os pontos mais importantes de cada unidade.
Seguem alguns pontos relevantes:
Unidade 15 - Mergulho no Texto.
'' A leitura nem sempre é prazer, viagem ou magia. A leitura implica esforço, disposição. Conquistamos essas habilidades com trabalho. Lemos sempre para alguma coisa: para ver se interessa continuar lendo; para procurar uma informação determinada, para seguir instruções, para obter uma informação de caráter geral, ler pra revisar um escrito próprio, ler pro prazer, para comunicar um texto a um auditório, para praticar a leitura em voz alta, para verificar o que se compreendeu, ler para aprender.''
Passos para uma boa leitura:
- Ajudar o aluno a interrogar-se
- Estabelecer a estrutura do texto lido
- Ler para aprender
Unidade 16 - Produção Textual - Crenças, Teorias e Fazeres.
Para desenvolver a escrita, faz-se necessário ensiná-la e praticá-la. Leitura e escrita estão interligadas.
A escrita é uma atividade comunicativa que está diretamente relacionada a situações sociocomunicativas.
A diversidade de gêneros amplia o conhecimento e favorece a comunicação leitor-escritor.
A escrita está relacionada às práticas orais e de leitura.
Dimensões da Situação Sociocomunicativa Para o Planejamento E Avaliação de Atividades De Escrita:
1 Consciência da audiência;
2 Relevância do conteúdo;
3 Sequência da informação;
4 Nível de formalidade;
5 Função de Comunicação;
6 Convenção (Formato do documento)

''(...)'' Feito nave me transporta
Vira chave, abre porta
Cerra grade, quebra, entorta
Sua tinta me libera.
Eu é que pergunto para a caneta - Gabriel o Pensador

Concluimos que a grande parte dos alunos resiste à leitura pois quer tudo pronto e não tem paciência de procurar; não mostram o prazer na descoberta. Nós como professores temos por obrigação criar meios e estratégias que os levem a perceber como é importante a leitura em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário