quarta-feira, 1 de julho de 2009

Relatório do 10º Encontro.


Iniciamos nossos trabalhos numa noite fria de segunda- feira com a leitura de alguns textos sobre alfabetização e letramento a pedido das cursistas.
Após a leitura de um deles:Analfabetismo Funcional,fizemos a dinâmica Toró de Parpite, onde, baseados no texto lido encontramos palavras-chave para designar as características de Alfabetismo e Letramento.
Lemos e comentamos a Unidade 14, logo apos acrescentando à nossa leitura uma apostila muito bem elaborada de Língua Portuguesa, a qual , de forma simples exemplificava conceitos como:inferência, coesão e coerência,informação implícita e explícita,tema central, marcas da oralidade,causas da má compreensão de um texto...
Depois foi o momento de apresentar os palnos de aula elaborados à partir do filme Narradores de Javé. E que planos!!! É impresssionante como as cursistas se superam na criatividade!!! A cada dia percebe,os que os planos estão maIS criativos, lúdicos e abrangentes...
A cursista Edisséia foi muito aplaudida pois superou suas dificuldades iniciais apresentando um mega plano: explorou a construção de uma nova Javé que proporcionasse um mundo letrado a seus moradores. Explorou também a importância de conhecimento de mundo e da função social de escrita.
A cursista Jane explorou também a função social da escritam explorou o flme trabalhando termos como: sinopse, protagonista, antagonista...(confira no blog da cursista) depois,criou una peça de teatro onde os alunos caracterizados como moradores de Javé davam versões sobre a origem do vale e depositavam no livro gigante confeccionado por ela.
A cursista Kenia também explorou a função social da escrita e a oralidade, a .diferenca entre alfabetismo e letramento. Explorou também outro final para o Vale de Javé caso os moradores fossem letrados.
A cursista Beatriz explorou em seu palno de aula a ambiguidade da fala de Antônio Biá, a oralidade e sua importÂNCIA. Trabalhou a inferência e a ambiguidade de propagandas e músicas como: Olhar 43.
Para o próximo encontro além da oficina teremos uma plenária sobre a Undade 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário