segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Relatório do 13º Encontro.

Iniciamos nosso encontro com a dinâmica Palavras eFrases Soltas.Através do ritmo da música as cursistas foram registrando as palavras que vinham às suas mentes.Depois, comparamos as palavras e observamos as similaridades entre os registros.
Começamos os estudos da noite com a Unidade 17 e sua Estilística.
Lemos e fizemos as atividades do AAA5.
Definimos estilo como o resultado de uma escolha dos meios de expressão realizada pelo falante, ligada às sua intenções: ao estilo que ele quer produzir.
Interpretamos em forma de jogral o texto Trem de Ferro. Lemos o texto Ai se Sêsse de José da Luz e o O Assalto_ os quais exploraram os mais diversos estilos.
No que se refere à Coerência Textual retratada na Unidade 18,, definimos a mesma como fator fundamental da textualidade, sendo responsável pelo sentido do texto. A coerência envolve os aspéctos lógicos semânticos e também cognitivos na medida em que depende de partilhar os conhecimentos entre interlocutores. Lemos o artigo Coerência Textual\; macroestrutura do texto argumentativo do Prof. Gilson Demétrio Ávalos.
No artigo ele explica de forma bastante criativa as meta-regras de coerência e também cita pequenos textos retirados de PETRAS, o melhor do besteirol (citarei-as mais adiante).
"Cada frase, cada palavra de um texto tem seu papel na construção de uma unidade de sentido.A adequação entre cada um desses elementos linguísticos cria uma harmonia que será percebida na leitura. Se um elemento destoar, a leitura não flui e a compreensão fica prejudicada."
Fizemos a atividade"Costura" onde as cursistas respondiam a perguntas como: ONDE, COMO, POR QUÊ, QUEM, COMO terminou, e depois montaram um texto, costurando-o e tornando-o coerente. No início elas ficaram muito assustadas dizendo que não iriam concluir a taividade mas depois, pegaram o jeito e disseram ter gostasdo muito da atividade.
Lemos também o texto: Conversa entre duas Crianças. Demos muitas risadas , pois o texto é muito divertido!
As meninas mosrtraram-se muito receptivas e participativas com o conteúdo proposto e o nosso dia de estudos foi muito proveitoso!Aproveitamos o pique e acertamos mais alguns detalhes do PROJETO.
Devido a paralisação as meninas pediram para apresentar o Avançando na Prática no próximo encontro. Então, até lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário