Ecléa Bosi.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Sábias palavras para refletir...
Ecléa Bosi.
Fonte:Wikipédia
Curiosidades sobre o filme Narradores de Javé:
Sinopse
A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever.Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o "autor" da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado.
Principais prêmios e indicações
Cine PE - Festival do Audiovisual
- Venceu nas categorias de melhor filme, direção, montagem, ator (José Dumont), ator coadjuvante (Gero Camilo), edição de som e atriz coadjuvante (Luci Pereira).
- Prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre.
Festival do Rio 2003
- Melhor ator (José Dumont).
Festival Internacional de Friburgo 2003 (Suíça)
- Recebeu o prêmio da crítica.
30º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas (Bélgica)
- Dois prêmios, nas categorias de melhor filme independente e de melhor roteiro.
VII Festival Internacional de Cinema de Punta del Este 2004
- Venceu na categoria de melhor filme.
Relatório do 9º encontro
Acompanhadas de pão de queijo(delicioso) e leite com chocolate quentinho para espantar o frio, assistimos ao filme Narradores de Javé. Demos boas gargalhadas ao ver as peripécias de Antônio Biá...
Baseadas no filme, as meninas colocaram no papel as ideias para montar um plano de aula bem criativo explorando o filme. Esboçamos algumas ideias que serão postadas no próximo encontro...
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Texto retirado do siteviabol
A bandeira da nossa amada Paraguaçu. Que orgulho!
SER MINEIRO...
“Ser mineiro é não dizer o que faz, nem o que vai fazer;
é fingir que não sabe aquilo que sabe;
é falar pouco e escutar muito;
é passar por bobo e ser inteligente;
é vender queijos e possuir bancos...
Um bom mineiro não laça boi com embira, não dá rasteira no vento, não pisa no escuro, não anda no molhado e não conversa com estranho. Só acredita na fumaça quando vê o fogo, só arrisca quando tem certeza. Não troca pássaro na mão por dois voando...
Ser mineiro é dizer “uai...”. É ser diferente... É ter marca registrada... É ter história...
Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância...
Ser mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado... É sentir o despertar do tempo e amanhecer da vida; enfim, é ser gente!”
VOCABULÁRIO MINEIRO DOCÊ = minerim falano "de você" |
Algumas reflexões sobre a Unidade 13 TP4.
2- A história da escrita constata que o surgimento da escrita foi iniciado com desenhos isolados que poderia significar várias coisas, aos quais foram sendo incorparadas ao longo do tempo, sequência de ações mais complexas, como a narrativa de eventos.
3- Aprendemos a ler e escrever à medida que nos alfabetizamos ao longo da vida e adquirimos experiência nas diversas situações sociocomunicativas.
4- Na comumidade e na escola desenvolvemos diferentes tipos de textos orais e escritos. Este aprendizado depende de uma série de fatores como: oportunidades, material didático,desenvolvimento das relações na comunidade escolar e desenvolvimento pessoal de professores e alunos.
Alguns trechos de vivências pessoais de escritores renomados:
"Escrever, eu já andava rabiscando antes mesmo de entrar para a escola. Escrevia nas paredes do galinheiro, no cimento do tanque ou no passeio da rua. Arranjava um pedaço de carvão, de tijolo, de caco de telha, pedra de cal..." Bartolomeu Campos de Queiróz.
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra." Paulo Freire.
" Eu aprendi lendo. Com a prática de ler a gente vai descobrindo e sabe que nem pode dizer; tu sois e nós é. Eu aprendi com a prática." Patatva do Assaré.
"Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior de meus pais. O chão foi meu quadro-negro; gravetos, o ,eu giz." Paulo Freire.
Relatório do 8º Encontro.
Iniciamos nosso dia de estudos lendo e analisando o belo poema Letramento. As meninas gostaram muito do poema e dissseram que de forma bem simples ele conseguiu explicar o que é ser letrado.
Aproveitando o poema fizemos a dinâmica dos Quadrinhos Inteligentes. As cursistas receberam três xerox com três histórias em quadrinhos distintas. Com uma delas foi proposta criar uma história tendo como foco o Letramento; na outra elas deveriam criar uma história respeitando o contexto das imagens apresentadas. Foi muito legal!
Estudamos juntas a Unidade 13. As cursista disseram ter sido a unidade mais gostosa de se estudar até o momento. Discutimos a diferença entre o letrado e o alfabetizado . Foi comentado o exemplo das crianças que ainda não ingressaram na escola(2,3 , 4 anos) e que já leem as figuras por ter contato com o mundo letrado. Quanto mais contato a criança tiver com o mundo letrado, maior qualidade terá o seu avanço no mundo alfabetizado.
"Reflexões contemporâneas afirmam, que a construção de sentidos pela fala, escrita ou leitura está diretamente relacionada às atividades discursivas e às práticas sociais às quais os sujeitos têm acesso ao longo do seu processo de socialização."
Matencio, M de L. M.
Para descontrair fizemos as atividade Descobrindo Significados. A partir de uma lista de palavras muito estranhas as cursistas foram desafiadas a escrever um texto mesmo sem conhecer o real significado das palavras. Saiu cada texto!!!
O encontro foi muito rico de informações e a cada um deles eu aprendo mais. Tenho certeza que as cursistas também e através de suas descobertas as janelas do conhecimento de muitos de seus alunos também estarão escancaradas!