quarta-feira, 29 de abril de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

Prosear é um jeito de falar. Fala sem objetivo definido, como o vôo dos urubus - indo ao sabor do vento. Palavras fluindo. Um jeito taoísta de ser. Para prosa não existe 'ordem do dia', não há conclusões, não há decisões. A prosa não quer chegar a nenhum lugar. A prosa encontra sua felicidade em prosear. Como andar de barco a vela em que o bom não é chegar mas o 'estar indo'. 'A coisa não está nem na partida nem na chegada, mas na travessia', Guimarães Rosa. Prosear é brincar com as palavras. Escrevi uma crônica com o título Tênis x Frescobol, sobre dois tipos de fala. Fala do tipo Tênis tem um objetivo preciso: reduzir o outro ao silêncio por meio de uma cortada. Ter razão. Ganhar o argumento. Convencer. Sempre termina mal. Um ganha, fica feliz e se sentindo superior. O outro perde, fica com raiva e se sentindo inferior. Frescobol é diferente. A felicidade do jogo está em estar acontecendo, em não parar, vai, vem, vai, vem, vai, vem, como numa transa indiana, sem orgasmo, feita de um prazer permanente que não acaba. O orgasmo na transa, como a cortada no tênis, são o fim do brinquedo. Saber prosear, jogar conversa fora, é o segredo das relações amorosas. Nietzsche dizia que quando se vai casar a única pergunta importante a se fazer é 'terei prazer em conversar com essa pessoa quando eu for velho?' Nessa sala estaremos proseando. Falar sobre o que der na telha. Pensamentos avulsos. Dicas. Informações sobre as coisas novas na minha casa. Apareça sempre para prosear!





O QUE É O GESTAR II?
Programa de formação continuada para professores de português e matemática das séries finais do Ensino Fundamental.
Encontros pontuais de reflexão sobre questões teórico-práticas com formadores do CForm/UnB e acompanhamento sistemático, a distância, dos encontros entre formadores e cursistas de cada região.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO GESTAR II?
Colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática.
Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica.
Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA?
Propiciar aos alunos do 6ºao 9º ano do Ensino Fundamental o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Inserir esses alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar criticamente em relação a elas.
Introduzir os professores na apreciação da cultura letrada e no diálogo entre a cultura letrada e as demais linguagens e manifestações culturais.
QUAL É O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO?
Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.
Apoiar as ações dos formadores.
Prestar informações à Instituição de Ensino Superior sobre o Programa.
QUAL É O PAPEL DO FORMADOR MUNICIPAL/ESTADUAL?
Planejar, conduzir e avaliar as oficinas dos cursistas nas escolas do município/estado.
Acompanhar e orientar os cursistas em seus estudos individuais, em sua prática pedagógica, em elaboração de projetos.
Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.
COMO SERÁ A FORMAÇÃO DO FORMADOR/COORDENADOR MUNICIPAL/ESTADUAL?
A formação será desenvolvida, ao longo de um ano, por meio de estudo individual dos cadernos de TP, de encontros presenciais e de acompanhamento pedagógico pelo formador da UnB.
Total de 300 h:96h presenciais (40h + 40h + 16h);
204h não-presenciais.
COMO O FORMADOR MUNICIPAL/ESTADUAL SERÁ AVALIADO PELO FORMADOR DA UnB?
Por meio de portfólio (blog/eletrônico ou impresso), que comprovará que o formador i. executou as oficinas; ii. recolheu e avaliou o produto dos cursistas com relação às Lições de Casa e iii) orientou o projeto do cursista.
Frequência mínima de 75 %;
QUAIS SÃO OS DEVERES DO CURSISTA?
Estudar os conteúdos dos cadernos de teoria e prática (TPs) e desenvolver as atividades ("Avançando na Prática", "Lição de Casa", e outras) que deverão ser apresentadas/relatadas ao formador municipal/estadual) nas oficinas coletivas.
Selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.
Elaborar o projeto de trabalho.
COMO SERÁ A FORMAÇÃO DO CURSISTA?
Desenvolvida, ao longo de um ano, por meio de estudo individual dos cadernos de TP, de oficinas coletivas, de elaboração e aplicação de projeto e de acompanhamento pedagógico pelo formador municipal/estadual.
Total de 300 horas:
120h presenciais:
80 h: Oficinas coletivas (além das oficinas introdutórias e de avaliação, cada TP traz 2 oficinas. O cursista faz, previamente, uma Lição de Casa e leva, ao formador, um relatório de reflexão sobre a prática em sala de aula e, também, as produções resultantes desta prática);
40 h: Elaboração do projeto, que se dará até o fim do programa, sendo um dos frutos de todo o percurso. Orientação do formador municipal/estadual.
180 h não- presenciais:
Estudos individuais (TPs, AAAs);
Lições de Casa;
Elaboração de projeto.
COMO O CURSISTA SERÁ AVALIADO PELO FORMADOR MUNICIPAL/ESTADUAL?
Nas sessões presencias coletivas (pelo material produzido, desempenho nas atividades "Avançando na Prática" e "Lição de Casa", domínio do conteúdo dos TPs).
Frequência mínima de 75%.Pelo Portfólio eletrônico/blog ou impresso (composto por reflexões e atividades realizadas: "Avançando na Prática", "Lição de Casa").
Elaboração e aplicação de projeto durante a formação.
QUAL DEVE SER A ESTRUTURA DO PROJETO DO CURSISTA?
Temática
Problemática
Fundamentação teórica
Objetivos
Metodologia
Cronograma
Equipe de trabalho
Avaliação
A professora Viviane Ramalho postou esse resumo muito legal contendo os pontos relevantes do Gestar II. Aproveitem!!!
O Gestar II de ponto em ponto...
O material do Gestar...É composto por 1 caderno do formador, 1 guia geral, 6 cadernos de teoria e prática, 6 cadernos de atividades-versão do professor e 6 cadernos de atividades-versão do aluno (contém sugestões de atividades para os professores trabalharem em sala de aula).O que é o GestarII?O Gestar II é um programa de formação continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática das séries finais do Ensino Fundamental. Seus encontros presenciais (120h: 80h para as oficinas e 40h para o projeto na escola) devem promover reflexão sobre questões teórico-práticas com formadores e cursistas, e desejam, com isto, promover:• A melhoria do processo ensino-aprendizagem• O aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica• O desenvolvimento, no aluno, de habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos diversos• A inserção do aluno na sociedade como na sociedade como cidadãos críticos• Estabelecer o diálogo entre a cultura letrada e as demais linguagens e as manifestações culturais.Sugestões de trabalho...As Oficinas permitem que formador e cursista dialoguem sobre a prática deste último na sala de aula. É preciso muita atenção, pois, é através das oficinas que acontecerá a socialização e reflexão acerca das experiências dos cursistas, sejam elas com poucas ou muitas dificuldades. Ao formador, sugiro observar os passos para a realização das oficinas , conforme organização do material da formadora da UnB/CFORM/Gestar, Tamar Rabelo de Castro, em seu blog: http://discursosquesecruzam.blogspot.com/1º Passo:O cursista deverá dedicar 5h para o estudo de cada Unidade. Esse estudo pode ser individual ou em grupos de estudo e pode ser coordenado e organizado por você. Antes que cada oficina ocorra, ele deverá estudar duas unidades, logo, 10h de estudo antes dos encontros com você.2º Passo: Depois de estudar as duas unidades da TP que estiver em foco naquele momento, incluindo o Ampliando nossas referências, o cursista escolherá um AVANÇANDO NA PRÁTICA para aplicar em sua sala de aula e recolher todas as tarefas produzidas pelos alunos dele.3º Passo:Após a aplicação da atividade, o cursista executará a LIÇÃO DE CASA , que é o registro reflexivo sobre a aplicação prática em sala de aula. Você, formador, poderá criar um roteiro com perguntas que deverão ser contempladas no relatório, além das que aparecem no passo a passo das oficinas. Esse relato não deverá vir respondido em forma de questionário e sim em formato de um texto de relatório reflexivo, no qual, além das descrições das ações, deverá vir reflexões do cursista.4º Passo:Depois de estudar e responder todas as Atividades propostas nas unidades da TP em análise; aplicado o Avançando na Prática na sala de aula e cumprida a Lição de Casa, o cursista se encaminhará para a OFICINA COM VOCÊ, não esquecendo de levar os materiais dos alunos.Nas oficinas... Este momento é essencial para o bom andamento do programa, por isso faça sempre uma avaliação se o professor está cumprindo com as atividades propostas, mesmo que faça uma adequação de tempo e de temas para atender melhor os seus cursistas.1º MOMENTO- Debate sobre o estudo que foi realizado pelos cursistas, nesse momento você formador deverá ser sensível para perceber onde os cursistas estão fortes e onde ainda não foi bem sedimentada a teoria, para então desenvolver maiores debates e apresentar alguma teoria adicional, indicar algum livro para estudo, ou marcar um plantão pedagógico com aqueles que você perceber que necessitam de um acompanhamento mais próximo. Crie situações para todos participarem, a fim de que não fique todo o tempo um debate com um pequeno grupo, isso acabará dando segurança aos que não falam.2º MOMENTO - Apresentação dos trabalhos dos alunos e socialização dos relatórios reflexivos. Crie um ambiente para a exposição dos trabalhos dos alunos, e critérios para que todos participem, mas cuidado com a formatação da escala, pois poderá cair numa cilada de cada professor aplicar apenas o avançando na prática que foi determinada a apresentação dos seus alunos, portanto organize as coisas de forma que haja uma participação bem abrangente. O crescimento do professor ocorrerá nessa hora, pois é lá que vai trocar com os pares as experiências frustradas e as bem sucedidas, deixe o professor falar e o estimule, mesmo que não tenha sido boa sua experiência, pois nesse momento várias idéias surgirão e serão essenciais para o amadurecimento profissional do grupo.3º MOMENTO - Você, formador, deverá conduzir uma das atividades propostas na seção OFICINAS do TP em estudo. Essa atividade deverá corresponder à unidade analisada e será escolhida pelo professor cursista. Você prepara as duas atividades sugeridas e os cursistas escolhem a que querem, daí você encaminha tudo.4º MOMENTO - Faça uma avaliação do encontro5º MOMENTO - Abra uma breve discussão sobre a temática das próximas unidades.Há na programação QUATRO OFICINAS que não estão planejadas, você deverá planejá-las de acordo com a necessidade do grupo, se houver algum tema que seja necessário debater, se houver alguma dúvida quanto à execução das atividades, se houver uma palestra interessante, por aí vai.Não se esqueça de fazer toda essa explicação numa das oficinas introdutórias.Sugerimos que as duas oficinas introdutórias sejam feitas da seguinte formas:1ª Oficina - 4hAbertura oficial do programaApresentação dos ProfessoresMomento motivacionalEntrega do MaterialAnálise do Material, junto ao cursista.2ª Oficina - 4hExplicação da metodologia do curso,da proposta pedagógica,das adequações curriculares feitas pelos professores,de que isso é um material a mais e não substitui outros que já forem adotados na escola.Explicar a dinâmica das oficinas;O trabalho que cada um deverá executar;Explicar o Projeto de 40h que será apresentado nas oficinas de avaliação.É importante ...Lembre-se que a avaliação do cursista acontecerá nas sessões presencias coletivas, pelo material que produz, pelo desempenho, e por avaliações de conteúdo, além da autoavaliação, é claro. Seu cursista também precisa elaborar um projeto interdisciplinar que deverá ser executado na escola ao longo do ano letivo.Nosso trabalho...A equipe de formadores do Gestar II está empenhada em transformar nossas salas de aula em espaços de criação, de aprendizagem e, sobretudo, de interação. Nossos jovens-alunos precisam ser valorizados enquanto sujeitos oriundos de um contexto sócio-cultural, econômico e familiar que determina seus conhecimentos prévios, sua relação com a aprendizagem e sua interação com o mundo real. Cabe a escola, mais do que nunca, valoriza-los em suas condições de existência, promovendo as potencialidades linguísticas de cada aluno, por meio da proficiência na língua que fala, lê e escreve. Assim, estará contribuindo para que o aluno possa se inserir na sociedade com melhores condições de exercício de sua cidadania.Nosso papel é sem dúvida social, em um país de desigualdades e muitas injustiças, mas também devemos zelar pela promoção do afeto e da dignidade nos bancos escolares.Com grande carinho e felicidade,Cátia Martins


Esse foi o kit que as cursistas recebram na aula inaugural. Que fofo!!!



Dinâmica da Teia e Balões. A importância do trabalho em equipe!!






Trabalho realizado... hora de ir para a casa!



Essa é a nossa pauta. Quanto trabalho!! O resultado será gratificante.



Sejam todos bem vindos!!



As cursistas compenetradas em suas atividades!!!



Essas são as alunas do Gestar II apresentando os relatos sobre o Guia Geral!!

domingo, 26 de abril de 2009

Kit de Acompanhamento do Gestar II - 2009.
Formadora: Andréa - Paraguaçu MG


Um lápis para encrementar nossa prática pedagógica e contribuir para a real formação dos nossos alunos;

















Uma borracha para apagar o que não deu certo e as angústias que esses desacertos trouxeram;













Um clips para juntar todas as experiências e recomeçar a caminhada convictos do sucesso;













Um caderno em branco representando nossa vida, para que nele escrevamos nossa história repleta de conquistas e vitórias;


















Um pirulito em forma de coração, para adoçar a sua vida e a do próximo doando o sentimento mais nobre que une a humanidade: o
amor!

sábado, 25 de abril de 2009









Gestar 2


Em homenagem aos 50 anos de carreira do rei, fiz uma paródia para a estréia do Gestar 2 de Língua Portuguesa em minha cidade. Espero que gostem!
GESTANDO...
(É PRECISO SABER VIVER)
Se você pensa que a vida
não está em mutação
é porque você não vive
estacionou, tá paradão!

O profissional moderno
deve sempre renovar,
sua prática humanizar!

Investir na carreira
Elevar a autoestima
Você é a mola-mestra
que à sociedade ensina

Seus alunos com você
Muito podem aprender
se junto a eles
desafios vencer!


O Gestar veio para ajudar!
Poderemos ,então, inovar
O aluno letrado será
Participará, melhor viverá!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A amiga Priscila postou essas informações sobre jogos e eu achei muiiiito legal. Seu blog é tdb:alfabetização e cia.Valeu Pri!

DIFERENTES TIPOS DE JOGOS



JOGOS DE FAZ-DE-CONTA
Envolvem a representação e a elaboração de papéis (como, por exemplo, médico,
feirante, manicure...); brincadeiras de escolinha ou de casinha quando a criança pode
assumir diversos papéis; brincadeiras de teatro, mímica, fantoches.
CONSIDERAR: Que este é o espaço para imitar, fantasiar e simular acontecimentos.
DICAS: Estas brincadeiras são muito ricas e o adulto deve evitar intervenções. Uma conversa com o grupo após a brincadeira, deixando-os à vontade para descrever (ou não) os papéis e as situações representados, tendem a ser experiências muito ricas.





JOGOS DE CONSTRUÇÃO
Acontecem quando as crianças usam, transformam objetos e materiais variados (blocos ou sucatas, por exemplo) e criam novos produtos (parque de diversões, fazenda, engenhocas...)
CONSIDERAR: Nestes jogos as crianças começam a entrar em contato com o mundo social e a
desenvolver níveis mais complexos de inteligência através do desenvolvimento de suas capacidades de antecipar situações, movimentos e elaborar propostas e possibilidades que podem ou não se concretizar. Estes jogos também possibilitam maiores oportunidades de cooperação entre as crianças.
DICAS: Para estes jogos devemos considerar a faixa etária aproximada da criança e observar se ela consegue, a seu modo, participar da brincadeira. É necessário que haja uma relação saudável entre o erro e o acerto, sem que a criança se sinta desestimulada a brincar. Não devemos esperar que ela brinque por horas a fio com estes materiais. Ela determina seu tempo. Fique atento para auxiliá-la com a solução de problemas, mas não tenha expectativas pautadas no modelo adulto.





JOGOS DE REGRAS
São aquelas brincadeiras que combinam aspectos motores-exploratórios (movimento corporal e sensações) e/ou aspectos intelectuais, com competição dos jogadores e regras pré-estabelecidas.
CONSIDERAR: Os jogos de regras começam a ser explorados pelas crianças, geralmente, entre
os 4 e 7 anos. Pega-pega, futebol, jogo do lenço-atrás são alguns exemplos. O xadrez, dama, dominó e jogos de percurso são exemplos da outra forma de combinação. Esses jogos também auxiliam no desenvolvimento das regras sociais. Quando as crianças são submetidas às regras do
jogo, elas vivenciam tais regras transpondo-as para outras situações e brincadeiras.
DICAS: É importante que as regras sejam apresentadas aos participantes antes do início do jogo de forma clara. Elas devem ser mantidas, tornando-se um desafio aos jogadores. Observar se todos entenderam as regras, se sugerem variações deste mesmo jogo com novas regras e se desejam batizar este novo jogo com nomes escolhidos pelo grupo.




JOGOS COOPERATIVOS
O importante é... que todos participem, aproveitem , aprendam, deleitem-se.
CONSIDERAR: O individualismo e a riqueza material tornaram-se mais importantes para o homem pós-moderno que valores como a união, a cooperação, a paz, a responsabilidade e a organização.
A cultura da sociedade ocidental é baseada no consumo e orientada para a produtividade, portanto dentro deste contexto, muitas vezes o único caminho que vemos é o da competição. Se
acreditarmos que a competição é o único e natural caminho, caímos numa grande armadilha, afinal aquilo em que acreditamos é aquilo o que construiremos.
Com relação ao desempenho acadêmico, uma série de estudos demonstra que crianças de várias classes sócio-econômicas têm maior sucesso em áreas como matemática, desenvolvimento vocacional e leitura quando estão trabalhando junto com seus colegas sob uma estrutura de objetivos cooperativos em vez de individualistas ou competitivos.
DICAS: A competição muito presente promove a comparação entre as pessoas e acaba por favorecer a exclusão baseada em critérios não discutidos mas apropriados por todos. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração e pode desencadear comportamentos agressivos.





*FONTE: São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica.
São Paulo é uma escola - Manual de Brincadeiras/ Secretaria Municipal de Educação. - São Paulo : SME / DOT, 2006.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Paródias

Peço licença a minha mui querida amiga Jane, para postar as paródias feitas no nosso Pró-letramento. Essa capacitação tem acrescentado muito em minha vida profissional. AMO!!!!

















Riscos da Vida

Viver também é arriscar
Ouvir o nosso coração
Tanto quanto nossa razão
(Cada coisa tem seu lugar...)

E aprender a superação
Se o medo se manifestar:
Reaprender a confiar,
Se doar, estender a mão...

E se a razão das nossas mentes
Titubeia constantemente,
Há uma razão que permanece
Dentro dos nossos corações.
(Pois o coração tem razões
Que a própria razão desconhece...)

Ederson Peka
30/10/2006

O Gestar II de ponto em ponto...

O material do Gestar...

É composto por 1 caderno do formador, 1 guia geral, 6 cadernos de teoria e prática, 6 cadernos de atividades-versão do professor e 6 cadernos de atividades-versão do aluno (contém sugestões de atividades para os professores trabalharem em sala de aula).

O que é o GestarII?

O Gestar II é um programa de formação continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática das séries finais do Ensino Fundamental. Seus encontros presenciais (120h: 80h para as oficinas e 40h para o projeto na escola) devem promover reflexão sobre questões teórico-práticas com formadores e cursistas, e desejam, com isto, promover:

• A melhoria do processo ensino-aprendizagem
• O aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica
• O desenvolvimento, no aluno, de habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos diversos
• A inserção do aluno na sociedade como na sociedade como cidadãos críticos
• Estabelecer o diálogo entre a cultura letrada e as demais linguagens e as manifestações culturais.
Copiei do blog da prof. Cátia.Valeu!